12 dezembro, 2009

BENTO 16 SE DIZ ENVERGONHADO POR ESCÂNDALOS DE PEDOFILIA


O papa Bento 16 expressou "indignação e vergonha" nesta sexta-feira por um escândalo de abusos sexuais de crianças cometidos por padres na Irlanda, que levou os líderes da Igreja Católica no país a prometerem uma reformulação.

Fontes da igreja disseram que alguns bispos devem renunciar após a divulgação de um relatório do governo que acusou líderes da Igreja de acobertarem o abuso difundido de crianças por padres durante 30 anos no país de maioria católica.

Em declaração emitida após uma reunião do papa com líderes da igreja irlandesa, o Vaticano disse que iria redigir uma carta ao povo irlandês sobre o abuso sexual na Irlanda e sobre os planos de ação do Vaticano. Essa será a primeira vez que o papa escreve um documento exclusivamente dedicado ao abuso sexual de crianças pelo clero.

O relatório do dia 26 de novembro disse que a Igreja havia ocultado "obsessivamente" o abuso infantil na arquidiocese de Dublin entre 1975 e 2004, e cumpria uma política de "não pergunte, não conte."

Na declaração de sexta-feira, o papa pediu orações pelas vítimas que sofreram os "crimes hediondos" e prometeu que o Vaticano iria "criar medidas efetivas e estratégias seguras para impedir reincidências".

O papel proeminente da Igreja na vida irlandesa foi um dos motivos pelo qual os abusos por parte de uma minoria dos padres passaram sem denúncia, segundo o relatório do governo. Um padre confessou ter abusado mais de 100 crianças. Outro disse que ele teria abusado de crianças a cada duas semanas por mais de 25 anos.

O relatório foi divulgado seis meses após a publicação de um outro documento igualmente incriminador e mais detalhado sobre açoitamentos, trabalho escravo e estupro coletivo na maioria das escolas de reformatório regidas pela Igreja no século 20 na Irlanda.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário