30 setembro, 2009

REFLEXÃO BÍBLICA

Por Nelson Jr








Salmo 1:1-2 - "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." 





Esses versículos mostram uma progressão de um caminho para a perdição de uma vida. Primeiro, você ouve conselhos, depois você começa a andar junto e em seguida passa a se sentar com eles. Mas se olharmos apenas por este lado, veremos pura e simplesmente comportamento e não creio que Deus está preocupado com apenas seu comportamento e sim com a motivação do seu coração. Quando a Bíblia fala de ímpios, são pessoas que conhecem a palavra de Deus, mas a rejeitam, não vivem como Deus espera, a saber, imitando a Cristo. Crentes que parecem servir a Deus mas Deus não quer uma vida de aparência. O pecador basicamente é aquele que não tem Deus em seu coração e vive em pecado e o escarnecedor é aquele que zomba não só da palavra de Deus, como também de Deus.
Quando evangelizamos um gueto na cidade, é apropriado que conheçamos a cultura e até a linguagem desse gueto para conseguir transmitir nossas ideias e até ter assunto para conversar. Caso contrário, é melhor nem ir. Mas quando vamos, precisamos andar, sentar, conversar, mas não necessariamente seguir o que eles dizem ser a verdade. Precisamos sim sentar e conversar. A motivação em nosso coração é pura e para isso sempre estamos com o coração em oração. Por isso Cristo não dava a mínima para aqueles que diziam que Ele se sentava na mesa com pecadores e publicanos. A motivação dEle era (e ainda é) o amor. Mas... vivemos no limite, não somos o próprio Cristo.
Costumo ir sempre a uma celebração por semana, escuto outras (pelo menos 2) celebrações pela internet na semana, ainda leio algumas coisas para escrever a reflexão, e vou ao evangelismo pelo menos 2 vezes por semana (exceto quando viajo a trabalho). Tenho também um livro a tira colo (hoje estou começando a Cruz de Cristo de John Stot). Eu me conheço e sei que preciso de alimento constante (se não eu me perco) e, se deixo de fazer algumas dessas coisas por um período, começo a falar muito palavrão, começo a encontrar defeito nos outros e me autojustificando para não ir, sem contar a preguiça que começa a gritar sempre mais alto. Quando olho, estou me distanciando do alimento do meu espírito e vivendo como ímpio. Se não me cuido passo para o lado dos pecadores (para aqueles que não tem certeza de sua salvação) e na sequencia, para o lado dos escarnecedores.
Percebe que o fazer mantém a mente viva em Cristo. Particularmente falando, preciso fazer sempre para manter em minha mente e coração qual é a razão da minha vida. Minhas tendências são preguiçosas, maledicentes, orgulhosas e arrogantes, sempre buscando a minha satisfação. Preciso ter sempre Cristo como referência. É importante lembrar que não é o fazer que vai nos deixar mais perto de Cristo, é nossa motivação e a consequencia disso é o fazer. O "fazer por fazer" é aparência. Para mim, o fazer as coisas relacionadas com Cristo, me deixa vivo e sempre alerta. É como um Alcoólico para o Álcool; precisa sempre declarar que é impotente diante de seu vício e precisa sempre ir as reuniões do AA para se lembrar disso. Senão esquece que é fraco e começa achar que pode fazer isso e aquilo sozinho. Sozinho não somos nada. Eu sou igual para o pecado; preciso sempre estar frequentando ou ouvindo as coisas de Deus para lembrar que sou impotente perante os prazeres da vida e que sozinho eu não sou ninguém. Amém.
Nelson Jr.



--
Outras Reflexoes ver em: www.nelsonkjr.com.br

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho no blog. Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo também, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz !
    Obrigado pela visita, também vou seguir seu blog, muito bom conteúdo.
    Deus continue lhe abençoando.
    Um forte abraço.

    Uilson Camilo.

    ResponderExcluir