28 outubro, 2009

MISERICÓRDIA QUERO......


Oséias 6:6 - "Pois misericórdia quero, e não sacrifícios, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos."








Você sabia que na sua bíblia tem um livro chamado Oséias? Sim e tem outros com nomes bem estranhos. São os chamados profetas menores (tem os profetas maiores também mas estes são mais conhecidos, não pelo seu tamanho, mas pela quantidade que escreveram). Os maiores profetas surgiram nos períodos em que o povo hebreu ficou em exílio com os Assírios e com os Babilônicos. Surgiram porque o povo escolhido por Deus se afastou tanto da lei do Senhor que Deus teve de falar através deles. E foi assim com Oséias. Sabia que ele foi chamado para casar com uma prostituta? Deus, a fim de mostrar, por associação, que a nação de Israel era semelhante a uma mulher adúltera (que desrespeita o compromisso matrimonial), pois deixa de lado a aliança com Deus à procura de outros salvadores ou de soluções diferentes para os vários problemas que enfrentam. Ainda dentro do contexto, o povo no exílio, acabava por conviver com outras culturas e religiões e conheceram um tal de baal e mesmo tendo Deus como referência, recorriam a esse baal que satisfazia as necessidades primárias como pão, a água, roupa etc. E creio eu que para compensar esse comportamento adúltero, o povo oferecia sacrifícios na tentativa de encontrar a Deus e quem sabe, minimizar Sua ira. Tudo isso simplesmente para enfatizar como é importante o contexto em um estudo. Esse contexto se passa em torno do ano 750 a.C.






E fiz questão de mostrar como existe uma semelhança tamanha entre o que se passou na época de Oséias e o que acontece nos dias de hoje. Com muita frequência as pessoas me perguntam de onde vem o financiamento da Missão, pois algumas pessoas realmente se sentem inclinadas a oferecer ajuda financeira. Mas vejo isso como último recurso, pois não é no dinheiro que Deus está preocupado. Por meio de Oséias e algumas vezes por Cristo, que repete a fala de Oséias no Novo Testamento, ou seja, "que Deus quer MISERICÓRDIA e não sacrifícios" e eu leio essa "misericórdia" como "colocar a mão na massa". Primeiro eu sugiro que a pessoa conheça as pessoas, a casa, que participe das atividades, coma do nosso pão e beba da nossa água e reconheça as necessidades da situação como um todo, e depois, dentro do contexto da sua interação com as pessoas da Missão SAL, utilizando as habilidades que Deus te deu, você possa ajudar muito mais do que com dinheiro. As pessoas precisam de pessoas, de amor, misericórdia, compaixão, de serem reconhecidas como obras de Deus e não como objetos e resto de gente como a população os trata na rua. E... depois de tudo isso, quem sabe Deus ainda toque no seu coração para dividir o dinheiro que Deus te deu para você gerenciar. Mas neste caso, com certeza você vai contribuir com alegria e é isso que Deus espera de você e não que você se esconda atrás da sua oferta financeira sem transformação de vida...


...Pois, se oferecemos apenas dinheiro como sacrifício, a fim de tentar compensar nossa distância de Deus e barganhar um favorzinho do Senhor (se o Senhor me der isso eu contribuo mais naquela ou nessa campanha, estamos apenas atestando que estamos muito longe do verdadeiro Deus da Misericórdia. Esses sacrifícios são vazios e inúteis se praticados no contexto colocado acima. Eles deveriam ser uma consequência do nosso relacionamento íntimo com Deus (num processo de aLto e aUto conhecimento) e com as pessoas, resultando em um comportamento de amor e misericórdia para com aqueles que sofrem, resultando assim como culto de louvor e de adoração legítimos para Deus. Amém.





Nelson Jr.

Um comentário:

  1. A paz do Senhor! Convido te a participar da:

    1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!

    Após ser inquietado pelo Espírito Santo de Deus, aqui estou propondo a “1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!” que tem como meta mostrar os mais diversos sinais que antecedem a volta de Cristo e que a cada dia se cumprem.
    Se você quiser participar, deverá publicar em seu blog um post relacionado ao tema proposto “Sinais do fim dos tempos - Prenúncios da volta de Cristo!” – no próximo dia 30 de Novembro.
    As regras para participar e mais detalhes estão no meu blog: Eu sou o mensageiro!
    Endereço do blog: http://aureliomcgomes.blogspot.com/
    Obrigado pela atenção, peço e espero que você participe.
    Faça a diferença.

    ResponderExcluir