27 agosto, 2009

REFLEXÃO BÍBLICA


2Tm 1:8-9 - "Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, ..., mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça."

Há alguns dias, meu pastor pregou sobre "vocação" e confesso, mexeu comigo. Ele disse que não existe uma doutrina do "você será feliz se...", mas que ele acredita que quando o nosso coração bate fora do compasso do coração de Deus (quando você sente aquele vazio, mesmo tendo família, emprego, amigos etc), temos que nos perguntar algumas coisas, como: 1) Se estamos negligenciando nosso tempo de atenção exclusiva a Deus? 2) Se nossa consciência está limpa diante de Deus? 3) Se estou tendo uma vida egoísta? Em caso de se ter um "SIM" em todas as perguntas, então ele sugere, entre outras coisas, a busca de um psicanalista, mas se você respondeu um "não" em alguma das perguntas, ele te redireciona para um outro questionamento a respeito da sua devoção a Deus, cuidando do seu relacionamento íntimo com Deus, da sua integridade na vida, diante do compromisso com Jesus mantendo uma vida de santidade, reconhecendo seus pecados, assumindo-os e afastando-se deles para poder deitar a noite com a consciência limpa e um engajamento no serviço útil aplicando sua vocação.

Desde que conheci os 12 passos dos Alcoólicos Anônimos procuro praticá-los como se eles fossem meu estilo de vida. Sabe porquê? Porque considero-os uma dádiva de Deus para o homem, um presente, para que o homem, como ser humano, possa usá-los como um processo constante de encontrar Deus. Quer ver?

Nos 3 primeiros passos eu considero um processo de salvação resumido da pessoa (diante do mau que você causa para si próprio e não a salvação bíblica propriamente dita) pois, (1º) existe um reconhecimento das impotências diante das fraquezas e que não há condição de dominá-las sozinho, (2º) que se eu não posso, acredito que alguém (um Poder Superior) pode me ajudar a enfrentar (de forma sensata) essas fraquezas e que (3º) decidindo entregar minhas vontades (e minha vida) a Deus eu ainda tenho uma chance. Do ao 10º passo, a pessoa passa por um processo de limpeza interior, a fim de chegar próximo de uma mínima integridade diante de Deus, pois (4º) nos incentiva a fazer uma lista de todo pecado (e deficiências de caráter) que temos e (8º) uma relação das pessoas que foram prejudicadas por causa da falta de caráter inicial, depois (5º) nos faz trazer a luz essa relação, levando diante de Deus e de uma outra pessoa, (6º e 7º) orienta a pedir para Deus que humildemente remova essa lista de desvio de caráter da nossa vida, a fim de buscar ser e ter um caráter digno de ser chamado cristão, além de (9º) nos levar até as pessoas que prejudicamos, ainda quando possível, para olhar nos olhos e fazer a reparação e no 10º passo, pede-se para que isso seja feito diariamente como um estilo de vida que para mim não foge nada de buscar ser cristão todos os dias.

No 11º passo, existe o momento em que, por meio de um tempo separar e exclusivamente dedicado para uma conversa entre você e Deus (devoção), continuarmos a buscar uma intimidade com Deus, pedindo para que Ele continue mostrando Sua vontade para nossa vida ao ponto da minha vontade se confundir com a dEle e não se saber mais quem é quem, se sou eu quem vive ou Ele que vive em mim. No 12º passo, depois de termos experimentado esse transformar de vida, por meio de um despertar espiritual, graças a estes passos (descobrimos nossa vocação e...) procuramos transmitir esta mensagem (engajamento) aos que ainda sofrem, incentivando-os a seguir o mesmo caminho, não de maneira forçada, mas por meio do testemunho de vida. Pois então, chame como quiser, 12 passos dos Alcoólicos Anônimos ou vida cristã, não me importa, tanto faz, como pôde ver, o que importa é que você precisa praticar, ser, viver seja qual for, ou morrerá, seja por dentro com seu vazio te consumindo ou até fisicamente.

Para terminar, vou deixar a última frase do sermão apresentado inicialmente. "Está faltando algo na sua vida? Não venha com o papo de que: Eu sei, mas estou dando um tempo. SERVIR FAZ PARTE DE SUA CURA". Amém.

Outras Reflexões ver em: www.nelsonkjr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário