24 maio, 2010

O BOM SAMARITANO

Lc 10:37 - "Respondeu-lhe o Mestre da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo."
Semana passada, eu perguntei para um colega de trabalho se ele conhecia a história do “Bom Samaritano” e ele me disse que o “Bom Samaritano” era aquele que era uma pessoa boa e que ia para a igreja. Bom, fui obrigado a dizer que não era bem assim. Então perguntei se ele queria que saber como a história era de verdade. Claro que ele disse que sim, então li a Bíblia junto com ele. Mas para você, recomendo que leia o contexto.
Também li o texto (completo do “Bom Samaritano”) na Missão. Confesso que li o texto apenas porque estava fresco na minha cabeça. Havia acabado de ler com meu colega do trabalho, sabia a referência e já tinha feito até uma pequena reflexão sobre o texto. Mas Deus faz coisas que até na normalidade surpreende.
A medida que ia lendo o texto pela terceira vez, percebi que depois do “Bom Samaritano” ser movido por uma grande compaixão, atravessar a rua, resgatar e cuidar do caído, ajudando-o a recuperar a saúde e depois preparando a re-integração da pessoa a sociedade, e ainda Jesus no final diz para fazer o mesmo por alguém, podemos aprender com Jesus pelo menos 3 coisas: A primeira coisa é que Cristo já tinha em mente a “Grande Comissão” de Mateus 28:18-20. A segunda coisa foi que Cristo apontou o Seu desejo de como deve ser o comportamento de cada cristão ao amar seu próximo e, a terceira, é que Cristo deixou registrado para nós, o 12º Passo do AA (Alcoólicos Anônimos), a saber, “Depois de experimentar um despertar espiritual (movido de uma grande compaixão), siga transmitindo a mensagem”.
Cada vez mais percebo que tanto o evangelismo como os 12 Passos do AA parecem ser uma coisa só. Cristo quis mostrar o caminho desde o início, mas resistimos a esse “insight”. A única diferença entre uma e a outra é a linguagem. Tanto a contextualização e o relacionamento são fatores essenciais para falar do amor de Deus. Nós é que ainda não entendemos. Amém.
Nelson Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário